Home Ads

29 março 2012

Miss Leila Lopes no combate à seca | Noticia |



A embaixadora da Convenção das Nações Unidas sobre o Combate à Seca e Desertificação, Leila Lopes, apelou quarta-feira, em Nova Iorque, para uma maior coordenação de esforços com vista à redução da degradação dos solos e à reabilitação das terras áridas.
Durante uma conferência de imprensa organizada pela Convenção das Nações Unidas sobre o Combate à Desertificação, na sede da organização mundial, em Nova Iorque, a Miss Universo 2011, de nacionalidade angolana, disse acreditar “que podemos, unidos, criar consciência sobre esta importante questão ambiental”.
Leila Lopes deu o exemplo da província de Benguela, onde nasceu, que tem parte do seu território afectado pela desertificação, fenómeno da natureza que também afecta outras regiões do continente africano e do Mundo.
A beldade angolana sublinhou que a gestão adequada das terras áridas é importante, porque, além de gerar emprego, combate a fome e a pobreza.

A embaixadora de boa-vontade anunciou que se desloca em Junho ao Brasil, onde vai participar na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, denominada Rio+20, para chamar a atenção dos líderes mundiais para os problemas da seca e da desertificação.

O secretário executivo da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre o Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês), Luc Gnacadja, afirmou que 75 mil milhões de toneladas de solo fértil são perdidos por ano como consequência da degradação da terra. Luc Gnacadja disse ser imperativo a utilização sustentável dos solos, por ser a “pedra angular” da “economia verde”, o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza, esperando que a Conferência Rio+20, que se realiza de 13 a 22 de Junho, corresponda às expectativas. Segundo a Convenção da Organização das Nações Unidas de Combate à desertificação e à Seca, a desertificação corresponde à degradação da terra nas zonas áridas, semi-áridas e sub-húmidas secas, devido a vários factores como, por exemplo, variações climáticas ou actividades humanas.

 Quanto à seca, trata-se de um fenómeno natural que ocorre quando se verifica défice de água por um longo periodo de tempo, provocando danos no decorrer da normal actividade humana, especialmente nos sectores agrícola e pecuário e propiciando o desenvolvimento e propagação de pragas e pestes e, consequentemente, a perda de seres vivos. 
A situação de seca não pode ser evitada, mas podem ser tomadas medidas que minimizem esses efeitos, tais como o armazenamento ou a deslocação de água. 

SoraFilms

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *