O ator e cantor Justin Timberlake será um dos donos da rede social MySpace, cuja venda foi anunciada nesta quarta-feira (29) pela gigante das comunicações News Corporation por US$ 35 milhões. O ex-integrante da boy band ‘N Sync terá participação ativa na reorganização do site, que chegou a ser a maior rede social do mundo.
Curiosamente, Timberlake interpretou no filme “A Rede Social” um dos criadores do Napster, Sean Parker, que é sócio do maior rival do MySpace, o Facebook. Com a venda, a News Corporation deixa de controlar a rede social que adquiriu seis anos atrás por US$ 580 milhões, quando era a mais popular da internet. O valor de mercado caiu bastante devido à popularização da rede social concorrente Facebook. Para levar a rede, o grupo Specific Media gastou cerca de 6% do valor que havia sido pago pela News Corp.
O acordo com a Specific Media, companhia dedicada ao marketing on-line, põe fim a uma das fases menos bem-sucedidas da história da News Corporation, que estava há algum tempo buscando um comprador para o site.
Processo de demissões A mudança de proprietários provocou nesta quarta-feira o início de um processo de demissões anunciado em janeiro, que afetará cerca da metade dos 500 funcionários do MySpace.
O diretor-executivo da rede social, Mike Jones, anunciou em um memorando interno que abandonaria a empresa nos próximos dois meses.
Há dois anos, quando o Facebook superou o MySpace, este último contava com 1,4 mil funcionários.
A News Corporation adquiriu o MySpace em 2005 num momento em que a rede social tinha 20 milhões de usuários por mês nos EUA e conseguiu elevar esse número para mais de 76 milhões em outubro de 2008, mas o surgimento de novos concorrentes acabou prejudicando o sucesso da rede social.
O site conta ainda com 35 milhões de usuários por mês nos EUA, um número muito inferior aos 157 milhões do Facebook no país, segundo dados da ComScore.
Calcula-se que o MySpace ganhará cerca de US$ 180 milhões em publicidade em 2011, uma quantia quase três vezes menor que os US$ 605 milhões que obteve em seus melhores momentos.
Nos últimos dois anos, a News Corporation buscou concorrer firme com o Facebook, mas saiu derrotada da batalha, o que motivou a redefinição do MySpace em outubro de 2010, tornando-se uma plataforma centrada exclusivamente na promoção de conteúdos audiovisuais e de entretenimento.
A Specific Media, sediada no sul da Califórnia, tem a intenção de fazer o MySpace voltar a ser a rede social que era em sua origem, um site onde os fãs de música possam descobrir novas músicas e bandas.