Home Ads

02 março 2012

Windows 8: Confira as novidades apresentadas pela Microsoft


A Microsoft lançou nesta quarta-feira (29), no evento MWC 2012 (Mobile World Congress), que acontece em Barcelona, Espanha, a versĂ£o de testes do Windows 8 - o Windows 8 Consumer Preview. O lançamento, que jĂ¡ estĂ¡ disponĂ­vel para download e poderĂ¡ ser usado em tablets, alĂ©m de PCs e notebooks, antecipa as novidades que o novo sistema operacional contarĂ¡.
Interface Metro do Windows 8 (Foto: ReproduĂ§Ă£o)Interface Metro do Windows 8 (Foto: ReproduĂ§Ă£o/TechTudo)
Confira as principais novidades apresentadas na versĂ£o Windows 8 Consumer Preview:

Versões PC e tablets

O novo sistema da Microsoft terĂ¡ uma versĂ£o que trabalharĂ¡ com os chips tradicionais da linha x86, chips da Intel para PCs e notebooks, e uma nova versĂ£o para microprocessadores ARM, padrĂ£o nos aparelhos portĂ¡teis, como tablets e smartphones. Segundo a Microsoft, embora ainda nĂ£o haja data definida, a empresa deve levar ao mercado, simultaneamente, aparelhos com as versões ARM e Intel. As duas versões para o Windows 8 apresentarĂ£o uma interface completamente nova, inspirada na interface estilo "Metro" do mais recente software Windows Phone. A interface envolve blocos ou "pastilhas" que podem ser movimentados na tela ou pressionados para acionar aplicativos.

As pastilhas poderĂ£o se atualizar em tempo real, permitindo ao usuĂ¡rio verificar seus e-mails, mensagens de voz e notificações do Facebook. No entanto, serĂ¡ possĂ­vel voltar ao estilo antigo com um simples comando de mouse, caso os usuĂ¡rios de PCs e notebooks nĂ£o se adequem ao novo formato.
A nova interface Metro marca, no lançamento do Windows 8, a introduĂ§Ă£o de uma experiĂªncia sensĂ­vel ao toque. Conforme mostrado no Developer Preview, versĂ£o para desenvolvedores, uma tela de bloqueio introduz os usuĂ¡rios do Windows 8 a uma interface touchscreen na tela inicial.

A versĂ£o Consumer Preview ganhou uma sĂ©rie de ajustes nesta tela, incluindo a introduĂ§Ă£o de uma interface de Zoom SemĂ¢ntica (Semantic Zoom), na qual os usuĂ¡rios de tablets e dispositivos sensĂ­veis ao toque poderĂ£o organizar e agrupar os seus pedidos de aplicativos na Windows Store.
Fim do botĂ£o Iniciar
Uma das maiores mudanças na versĂ£o Consumer Preview, ao menos visualmente, Ă© a remoĂ§Ă£o do botĂ£o Iniciar no modo desktop. No Windows 8, o botĂ£o migrou para a barra Charms. Os usuĂ¡rios poderĂ£o acessar a barra tocando nas bordas da tela. A barra inclui o novo logotipo do Windows 8 - um logo animado com um flash de luz sutil.
Windows 8 sem botĂ£o Iniciar (Foto: ReproduĂ§Ă£o)Windows 8 sem botĂ£o Iniciar (Foto: ReproduĂ§Ă£o/TechTudo)
AlĂ©m disso, uma sĂ©rie de novos gestos, de toques, comandos no teclado ou no mouse, irĂ£o ativar vĂ¡rios controles no Windows 8. Um dos novos recursos, por sua vez, Ă© uma prĂ©via do comando que alterna tarefas. Ativado a partir do canto inferior direito ou superior esquerdo da tela, o recurso permitirĂ¡ que os usuĂ¡rios alternem entre os aplicativos abertos recentemente.
Windows Store e aplicativos
O lançamento do Windows 8 Consumer Preview acompanha a abertura da Windows Store, a loja virtual de aplicativos desenvolvidos para a plataforma. A ideia da Windows Store Ă© atrair a adesĂ£o dos programadores que criam aplicativos para o sistema.
Para versĂ£o Windows 8 Consumer Preview, a Microsoft jĂ¡ prĂ©-instalou uma variedade de aplicativos, que incluem correio eletrĂ´nicos, calendĂ¡rios, mensagens e fotos. O aplicativo de correio age como um cliente de e-mail totalmente funcional, com acesso ao Exchange, Google e contas do Hotmail.
Tela de demonstraĂ§Ă£o do Windows Store (Foto: ReproduĂ§Ă£o) (Foto: Tela de demonstraĂ§Ă£o do Windows Store (Foto: ReproduĂ§Ă£o))Tela de demonstraĂ§Ă£o do Windows Store (Foto: ReproduĂ§Ă£o)
Sobretudo, os usuĂ¡rios do Consumer Preview poderĂ£o adicionar uma conta, sem necessidade de configuraĂ§Ă£o, e obter acesso Ă s funcionalidades das contas do Exchange, dispensando o uso de Outlook. O aplicativo de mensagens, contudo, nĂ£o mostra sinais de integraĂ§Ă£o com SMS, mas permite uma interaĂ§Ă£o simples com mensagens no Facebook e contatos do Windows Live Messenger. Similar ao Windows Phone, hĂ¡ tambĂ©m a possibilidade de alternar entre contas dos diferentes serviços na interface de bate-papo.
IntegraĂ§Ă£o Xbox
A Microsoft estĂ¡ se afastando das marcas Zune e Windows Live e, na visualizaĂ§Ă£o do Consumer Preview, essas evidĂªncias ficaram ainda mais claras. A equipe da Microsoft Xbox criou os aplicativos de MĂºsica e VĂ­deo que sĂ£o muito semelhantes Ă  experiĂªncia de entretenimento do Xbox 360. Esses aplicativos sĂ£o os pontos principais no Windows 8 para acessar Ă s opções de Ă¡udio e vĂ­deo na interface do sistema operacional.

AlĂ©m disso, as funcionalidade do Windows Live tambĂ©m foram substituĂ­das pelos aplicativos prĂ©-instalados no Windows. Com isso, os usuĂ¡rios do Consumer Preview serĂ£o convidados a vincular uma conta local para uma "Conta Microsoft" no Windows 8.
Pinball no Windows 8, integrado ao Xbox LIVE (Foto: ReproduĂ§Ă£o)Pinball no Windows 8, integrado ao Xbox LIVE (Foto: ReproduĂ§Ă£o/TechTudo)
A integraĂ§Ă£o com Xbox ainda permite acesso a recursos como avatares, jogos Xbox Live, bem como a lista de contatos. A interface reflete a aplicaĂ§Ă£o Xbox Live para o iPad, no entanto, inclui muito mais funcionalidades e acesso direto aos jogos instalados.

Algumas interfaces de gestos
Pressione e segure: O gesto de pressionar e segurar uma aĂ§Ă£o, em alguns casos, darĂ¡ acesso a um menu, permitindo que os usuĂ¡rios tenham acesso a outras informações sem comprometer uma aĂ§Ă£o preexistente.

Toque e execute uma aĂ§Ă£o
: Qualquer toque na tela irĂ¡ executar uma aĂ§Ă£o. Com o mouse, Ă© preciso sĂ³ clicar sobre determinado item e, com o teclado, apertar a tecla "Enter", como jĂ¡ acontece nas versões anteriores do sistema operacional.

Deslize para arrastar
: Esse gesto serĂ¡ usado para percorrer as listas e pĂ¡ginas, mas tambĂ©m poderĂ¡ ser usado para mover um objeto ou para desenhar e escrever. Com o mouse, os usuĂ¡rios sĂ³ precisarĂ£o apontar para o fundo de um aplicativo e usar a barra de rolagem. Com o teclado, por sua vez, serĂ¡ necessĂ¡rio usar os atalhos do logotipo do Windows mais as setas de esquerda e direita.

Zoom
: O zoom pode ser utilizado para focar o inĂ­cio, o final ou um local especĂ­fico dentro de uma lista. É possĂ­vel fazer o zoom apertando ou esticando dois dedos na tela. Os usuĂ¡rios de mouse poderĂ£o pressionar a tecla Control e mover a roda do mouse para fazer zoom in e out, bem como os usuĂ¡rios de teclado poderĂ£o usar o logotipo do Windows mais os comandos - / + para fazer zoom in e out.

Toque de rotaĂ§Ă£o: 
Rodando dois ou mais dedos Ă© possĂ­vel girar toda a tela em 90 graus. Os usuĂ¡rios de mouse e teclado vĂ£o poder rodar os Ă­cones em uma variedade de formas, dependendo do que os aplicativos suportarem.

SoraFilms

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *