Home Ads

01 junho 2011

Dia 1 de Junho é o Dia da Criança.Sabes porquê?

Dia 1 de Junho comemora-se o Dia Mundial da Criança. Neste dia todas as pessoas de todo o mundo devem pensar neste dia não apenas como um dia de festa, alegria e presentes para as crianças, mas também devem pensar nas crianças que continuam a sofrer de fome, discriminações, doenças e maus tratos sociais e familiares.

O primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950. A seguir à 2ª Guerra Mundial, em 1945, muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise. As condições de vida era precárias e as crianças desses países sofriam e viviam atrocidades que nenhuma criança deve sofrer. Não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos seis filhos. Esta falta de dinheiro fez com que muitos pais tirassem os filhos da escola e os colocassem a trabalhar, durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.

Foi quando em 1946, a ONU (Organização das Nações Unidas), começou a tentar mudar esta situação, deu-se então o surgimento da UNICEF que é conhecida mundialmente pelo que faz pelas crianças em todo o mundo! Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança. Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.

Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!

Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:

- Afecto, amor e compreensão;

- Alimentação adequada;

- Cuidados médicos;

- Educação gratuita;

- Protecção contra todas as formas de exploração;

- Crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Mas apenas em 1959 é que estes direitos foram passados para papel. A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a “Declaração dos Direitos da Criança”

O Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos. Em 1989, quando a Declaração dos Direitos da Criança, fez 30 anos, a ONU aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).

Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou LEI INTERNACIONAL!

É obrigação de todos fazer com que as crianças tenham sempre um sorriso.

SoraFilms

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *