Home Ads

01 março 2011

Caso Nagrelha

Na Caserna apelidada "Tenda 4", da Cadeia Central de Viana, onde o LĂ­der dos lambas cumpre 45 dia de prisĂ£o efetiva por posse ilegal de droga, a equipa do jornal Angolense encontrou um “Nagrelha” diferente daquele que em palco encanta e faz dançar os seus fĂ£s com as letras de suas mĂºsicas e seu estilo caracterĂ­stico de dançar.

Condenado a 45 dias de prisĂ£o efectiva pelo Tribunal Municipal da Ingombota, por posse ilegal de estupefaciente, deparamos o musico Gelson Caio Mendes, de 23 anos de idade, vulgo “Nagrelha”, trajado com o uniforme castanho da penitenciĂ¡ria, isso Ă©, camisa e calĂ§Ă£o, de uma chinela de dedo do tipo havaiana, assim como nĂ£o podia deixar de ser, com o seu habitual visual de cabelo pintado a loiro.

Rosto pĂ¡lido, olhos avermelhados, era notĂ¡vel a dificuldade que arcava o artista, habituado com a liberdade, glamour, e que nesta altura vive na condiĂ§Ă£o de recluso, esta Ă© a primeira vez na sua vida que foi condenado a prisĂ£o.

Nagrelha disse estar preso desde terça-feira, 8, quando andava de motorizada do tipo rĂ¡pida saia da zona do Eixo ViĂ¡rio rumo a casa, foi interpelado por agentes da PolĂ­cia Nacional. Os agentes mas nĂ£o fizeram se nĂ£o exigir os documentos da motorizada, ao verificarem a falta de um dos documentos exigiram-lhe que os acompanhasse atĂ© a 2° Esquadra, mas antes Nagrelha conta que os agentes pediram-lhe que em troca da liberaĂ§Ă£o pagasse alguma coisa.

“Abri a pasta e ao tirar oito mil kwanzas para dar aos polĂ­cias, surpreendentemente, quando eles viram que na pasta tinha mais dinheiro exigiram que tambĂ©m tinham de revistar no seu interior e foi daĂ­ que encontraram trĂªs pedras de Libanga e nĂ£o cocaĂ­na como estĂ£o a dizer lĂ¡ fora”. Confessou.

O artista reconheceu ser um UsuĂ¡rio de drogas, apesar de considerar nĂ£o ser um dependente . Na sua Ă³ptica, naquele dia tinha motivos de sobra para o fazer. “No mesmo dia, de manhĂ£, enterrei a minha mĂ£e, portanto, estava muito triste e para descansar comprei Libanga, para ver se me ajuda-se a desanuviar o stress e a dor da perca irreparĂ¡vel de que sĂ³ quem jĂ¡ perdeu uma mĂ£e Ă© que sabe”, explicou a lacrimejar.

Nagrelha perdeu a mĂ£e, Maria Caio de 50 anos de idade, na sexta-feira, 04, vĂ­tima de doença prolongada, o famoso artista, filho caçula entre cinco irmĂ£os, foi condenado a 45 dias por posse ilegal de droga pouco tempo depois do funeral da sua progenitora . Entretanto, fazendo uma leitura da situaĂ§Ă£o, o Kudurista entende que os reais motivos que levaram os efectivos da polĂ­cia adĂªte-lo foram dois: “inveja e por eu ser filho de pobre”.

Mas porquĂª Nagrelha faz essa afirmaĂ§Ă£o se posse ilegal de droga Ă© crime? “Eles nĂ£o me encontraram a vender ou consumir grandes quantidades, apenas foram trĂªs pedrinhas, a mesma pena poderia ser transferida para pena suspensa com pagamento de uma fiança, mas os policiais fizeram de tudo para me condenar, inclusive tentaram influenciar o juiz para aplicar dois anos, tudo por terem inveja de mim, por ser filho de pobre e estar a evoluir, pois se fosse filho de um dirigente nĂ£o estaria aqui hoje". Justificou o nosso interlocutor.

“Mas graças a Deus o juiz viu que nĂ£o era um rĂ©u reincidente e apesar de tudo me condenou a 45 dias de ~

prisĂ£o efectiva, com pagamentos de monumentos de Justiça aproximadamente 47 mil kwanzas que a minha esposa tambĂ©m jĂ¡ o fez”, acrescentou Nagrelha.

Nagrelha agradece recepĂ§Ă£o na cadeia e denuncia injustiça “Os polĂ­cias me bateram e roubaram-me 80 mil kwanzas”

Estupefacto o artista denuncia que no acto da sua detenĂ§Ă£o foi torturado por agentes da PolĂ­cia Nacional, mesmo sem apresentar qualquer resistĂªncia. Como se nĂ£o bastasse, foi tambĂ©m surripiado um montante financeiro, assim como relĂ³gio, brincos de ouro que usava na altura e uma chave de uma das suas viaturas.

“Os polĂ­cias me trataram como se fosse um homicida, bateram-me na esquadra e roubaram-me cerca de 80 mil kwanzas, que era contribuiĂ§Ă£o do Ă³bito da minha mĂ£e”, denunciou. Como se nĂ£o bastasse, o mesmo contou que ficou cinco dias detido na 2° Esquadra, onde sĂ³ no sexto dia Ă© que foi levado ao tribunal onde acabou condenado.

Na Comarca de Viana, Nagrelha tem servido de alegria para os outros reclusos. É que, se por um lado Ă© odiado, por outro, Ă© amado e idolatrado. O exemplo foi quando entrou naquela unidade penitenciĂ¡ria e foi simplesmente clamado e recebido como rei.

A princĂ­pio tinha sido colocado na Ă¡rea dos considerados altamente perigoso, mas dado o assĂ©dio e alvoroço que se criou com a sua presença foi transferido para a Ă¡rea das tendas onde Ă© considerada uma zona amena porque as celas sĂ£o abertas e se confundem com a zona do Zango, porque as celas sĂ£o feitas de tendas e com beliches no seu interior.

Admirado pela sua popularidade, o artista agradece pelo apoio dos fĂ£s. “Fui bem recebido, estou a ser bem tratado, mas, sinceramente gostaria estar em minha casa e junto da minha famĂ­lia”, realçou. Por outro lado, o Kudurista lamenta a falta de uniĂ£o dos mĂºsicos, o que, no seu entender, faz com que os mĂºsicos sejam desrespeitados. “Estou aqui preso injustamente e nem o MinistĂ©rio da Cultura ou os meus colegas reagiram, entre os cantores atĂ© agora quem me veio visitar foi o de GAME”. Disse.

Por outro lado, Miria Andrade, esposa de Nagrelha, lamenta as circunstĂ¢ncias da sua detenĂ§Ă£o. Alega que neste momento a sua famĂ­lia depende 100% de Nagrelha, inclusive por causa da sua prisĂ£o o Ă³bito de sua mĂ£e nĂ£o teve um desfecho digno. “Tanto na minha casa, como na casa dos meus sogros jĂ¡ estamos a passar fome, pois o Ăºnico que trabalha na famĂ­lia Ă© o Nagrelha e agora com ele preso nĂ£o temos alternativa”. Lamentou.

de acordo o porta-voz do Comando Provincial da PolĂ­cia Nacional em Luanda, Superintendente Chefe Jorrge Bengue, Nagrelha foi detido pelas autoridades policial Ă¡s 23 horas do dia 8 do corrente mĂªs, na zona do Eixo Viario, na Ingombota, em flagrante delito, pela posse de um grama de CocaĂ­na. O rĂ©u havia sido detido jĂ¡ em Dezembro de 2009 acusado de tentativa de furto de uma viatura, no municĂ­pio Ingombota, depois de ter sido ouvido por um Procurador daquela instancia judicial.

segundo com Jorge Bengue, a droga tem efeitos bastantes nocivos, provocando alterações no sistema nervoso e estimulando a prĂ¡tica de crimes. Ao mesmo tempo salientou que o crime de posse de droga pesada como cocaĂ­na, Ă© previsto e punĂ­vel no cĂ³digo penal em vigor na RepĂºblica Popular de Angola, com uma pena de 45 dias a oito anos de prisĂ£o. Quanto as alegações do artista de que torturado e roubado por agentes da Policia na esquadra onde esteve detido, fontes da referida unidade policial que falaram a nossa reportagem negaram que tenha acontecido, tendo realçado que todos os haveres de Nagrelha foram guardados e que na sua pasta apenas foram encontrados seis mil Kwanzas.

fonte: angonoticia

SoraFilms

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi ermentum.Vestibulum rhoncus vehicula tortor, vel cursus elit. Donec nec nisl felis. Pellentesque ultrices sem sit amet eros interdum, id elementum nisi fermentum.




Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *